sábado, 10 de janeiro de 2009

Covilhã - Praça do Municipio



Situada em pleno coração da cidade, a Praça do Município é uma das áreas da Covilhã com maior dinamismo comercial e turístico.
É neste espaço covilhanense que se encontra o conjunto de edifícios, Câmara Municipal da Covilhã, Teatro-Cine, Caixa Geral de Depósitos e Portugal-Telecom, que foi classificado em Agosto de 2003, por despacho do Ministro da Cultura, como Imóvel de Interesse Público.
Este é o reconhecimento do modelo que a Câmara Municipal pretende para a zona histórica, o que significa que, edifícios de traça, memória e beleza arquitectónica, têm a garantia de que serão conservadas no futuro.
Datados da segunda metade do século XX, estes edifícios de arquitectura do Estado Novo, retratam a história daquela época através da sua traça, fachada e estilo.
De referir que a construção do actual edifício da Câmara Municipal da Covilhã teve início em 1949 com a demolição do antigo imóvel dos Paços do Concelho, do século XVII (1614).
É também na Praça do Município que se encontra a belíssima Igreja da Misericórdia, que data do século XVII, mas que entretanto foi restaurada por volta da década de 30/40 do século passado.
A Praça do Município é um espaço que, sem perder o seu valor patrimonial, sofreu algumas mudanças ao longo do tempo. A última esteve a cargo do arquitecto Teotónio Pereira, e decorreu entre em 2000/2001. Foi aquando desta recuperação geral, que foi construído: um novo silo com capacidade para 374 lugares; zonas pedonais e de lazer, e, uma rotunda que é constituída por um conjunto escultórico da autoria de Irene Buarque.
Hoje em dia, a Praça do Município é um espaço bastante dinâmico e agradável. É por muitos considerado o ex-libris da cidade, uma vez que é uma mais valia para todo o concelho, tanto em termos turísticos como arquitectónicos e urbanísticos.

1 comentário:

googler disse...

Read your article, if I just would say: very good, it is somewhat insufficient, but I am still tempted to say: really good!
runescape gold