domingo, 12 de abril de 2009

Capela de São Sebastião #1



A Capela de São Sebastião localiza-se na Ericeira, concelho de Mafra. Ermida do século XVII, situada fora da vila, tem o interior totalmente forrado a azulejos.

A pequena capela de São Sebastião, está junto à estrada que liga Sintra e a Ericeira. Tem origens na Idade Média e num pedido feito pelos habitantes da Terrugem ao Patriarca de Lisboa, para que pudessem ter uma "pequena ermida, com pia baptismal e capelão", evitando, desta maneira, terem de se deslocar à igreja de Santa Maria de Sintra, que ficava longe e os transportes eram muito escassos e difíceis de arranjar.

Crê-se que a totalidade do templo que chegou até aos nossos dias foi integralmente construído (ou, quanto muito, reconstruído) na viragem para o século XVI.

1 comentário:

Célia Ribeiro disse...

Olá
Acabei por vir até este blog atravês do de Carlos Neves, eu também tenho alguns olhares ( um blog de pintura e fotos que vou tirando, acabei por perceber que gostamos também dos mesmos locais, e é sempre agradável ver por onde passamos com a toda essa beleza, também somos vizinhos, e isso chamou-me a atenção... um abraço e continuação de Grandes olhares.
Célia